Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A SED (Secretaria Estadual de Educação) determinou recomendações, como distanciamento social e uso de máscaras nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino), devido ao aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
As medidas são semelhantes às adotadas durante a pandemia da covid-19.
No comunicado emitido na manhã da, terça-feira (29.abr), a secretaria considerou o Alerta Epidemiológico nº 19, emitido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que reforça o alerta da circulação intensificada de vírus respiratórios no período de sazonalidade que ocorre nos meses mais frios do ano no Estado.
Também foi levado em conta, o decreto de situação de emergência por 90 dias em Campo Grande para tentar conter o avanço da doença.
A SED recomenda a todos os estudantes, professores e servidores administrativos da REE a adoção das seguintes medidas de prevenção e controle:
1. Realizar a vacinação, conforme o grupo de prioridade;2. Higienizar as mãos frequentemente, usando água e sabão, ou álcool gel;3. Utilizar máscara facial cobrindo nariz e boca, caso apresente sintomas respiratórios;4. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;5. Evitar tocar olhos, nariz ou boca;6. Evitar apertos de mãos, abraços e beijo social, mantendo o distanciamento físico;7. Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe;8. Evitar aglomerações e ambientes fechados;9. Promover a constante limpeza e desinfecção de ambientes;10. Manter os ambientes bem ventilados.
Além disso, o comunicado também reforça que pessoas com síndrome gripal usem máscara facial e busquem por atendimento médico, evitando o contato direto com outras pessoas e aglomerações.
Dados recentes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que as crianças, especialmente as menores de um ano, têm sido as mais afetadas. Entre os 971 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave notificados desde o início do ano, 486 foram confirmados e 66 evoluíram para óbito. Ainda de acordo com a pasta, seis bebês morreram antes de completar um ano.
Entre os vírus mais presentes estão o Influenza A, o Rinovírus e o Vírus Sincicial Respiratório.
Aqui em Naviraí, as escolas do Estado devem seguir as recomendações da SED.
Por Izabela Cavalcanti/SED